PALÁCIO EUGÉNIO SILVA | CÂMARA MUNICIPAL

Património

A Câmara Municipal de Santarém ocupa actualmente o Palácio dos Meneses, belo exemplar da arquitectura civil solarenga dos meados do século XVII ou, pelo menos, dos finais do século XVII. A aquisição do imóvel ocorreu em 1954, sendo os seus últimos proprietários os herdeiros do capitalista Eugénio de Carvalho e Silva. O presidente da Câmara que procedeu à transacção foi o Dr. Jacob Magos Pinto Corrêa. As obras de adaptação realizaram-se entre 1954 e 1956, até à sua inauguração oficial, recuperando-se o edifício solarengo e libertando-o dos anexos agrícolas, de modo a dar-lhe a dignidade de um futuro espaço público.
Desconhece-se actualmente que membro da família Meneses foi o seu construtor, muito embora, face à época da construção, se possa presumir ter sido obra de D. Pedro de Meneses (c. de 1635), filho de D. Duarte Meneses, sepultados na Capela das Almas do Mosteiro de S. Francisco. O solar foi edificado no Bairro de Extra-Muros, com fachada voltada para o Largo do Espírito Santo, actual Largo do Município, definindo, doravante o enquadramento paisagístico de toda aquela área, pois também tinha entrada pela Calçada do Monte, para a qual davam também os jardins.
O Palácio é de linhas clássicas, elegante e sóbrio nas fachadas, repleto de janelas de sacada com as suas características molduras setecentistas e curiosamente pinaculado. Sobre as janelas o arquitecto abriu pequenas frestas para a iluminação do sótão. A entrada principal encontra-se a meio da fachada Norte, com porta de cantaria modelada e pinaculada, no meio da qual, sobre o lintel, se colocou a janela central, sobrepojada de frontão triangular. Sobre a fresta desta janela encontra-se o brasão da família Meneses, os seus primeiros proprietários e provedores das lezírias no século XVIII.
A inauguração da Câmara Municipal de Santarém no novo espaço ocorreu em 3 de Junho de 1956, na presença do Presidente da República, General Francisco Higino Craveiro Lopes. O Palácio foi classificado como imóvel de interesse público, ainda em 1951.

Largo do Município 2000-027 Santarém