CENTRO CULTURAL “FÓRUM MÁRIO VIEGAS”

Espaços Culturais

Foi no dia 30 de Março de 1985 – altura em que o CCRS completava cinco anos de vida – que foi criado na sede do Centro Cultural Regional de Santarém a Galeria de Arte e espaço polivalente, na altura, denominado de Fórum.

“Nos centros urbanos, mesmo nos de dimensões mais reduzidas, é cada vez mais necessário criar espaços de convívio e fruição cultural, que permitam às pessoas romper o isolamento que a rotina do quotidiano lhes impõe e fugir ao consumo passivo dos mass-media. É desta constatação que nasce o Fórum (…)”

Este é um projeco de animação que assenta na valorização estética do espaço, criado para a polivalência de ações, permitindo o intercâmbio de experiências, apostando na diversidade.

Pode-se dizer que o Fórum criou um público informal e assíduo. Público esse que o CCRS pretende respeitar e alargar, quer pela regularidade das iniciativas, como, também pela qualidade das mesmas.

Os objetivos que o Fórum procura seguir são:

- Reforçar a regularidade das ações, procurando dar resposta às solicitações vindas do meio;

- Aprofundar a sua dimensão regional, realizando ações que, o ultrapassem enquanto espaço físico, divulgando valores artísticos da região.

Em 1996 este espaço passou a ser denominado de Fórum Actor Mário Viegas em homenagem ao falecido grande actor e poeta, natural de Santarém, Mário Viegas.

Desde que abriu as portas ao público da cidade de Santarém, nunca mais deixou de estar aberto e recetivo às diversas iniciativas que se lhe apresentaram. De entre as inúmeras atividades que o Fórum recebe destacam-se as seguintes:

- Exposições de Pintura, Escultura, Desenho, Cerâmica, Fotografia, Ourivesaria, destacando-se a Bienal de Artes Plásticas – Salão de Outono, entre outras; Sessões de Música e de Teatro e de Poesia onde se destaca o Prémio Bienal de Poesia Actor Mário Viegas;

- Debates, Colóquios, Mesas Redondas, Conferências, Ações de Formação;

- Ciclos de Cinema e ensaios de grupos locais;

- Feiras do Livro e cursos de Artes Plásticas (Pintura, Desenho, Modelação, Azulejaria, Serigrafia, Fotografia);

- Entre outras …

Rua Dr Joaquim L Martins 16, 2000-141 Santarém 243 327 164 916 810 395